A pergunta que mais me fazem é… ‘O coaching é para todos?’ Se sente que esta é uma pergunta que tem para ver clarificada, então este artigo é para si.

O QUE É O COACHING?

Antes de responder à pergunta, é importante clarificar em primeiro lugar sobre o que é o Coaching.

O Coaching é um processo de parceria para desenvolvimento de consciência e criatividade, para gerar ações e alcançar os resultados desejados.

A parceria é desenvolvida entre o profissional de coaching (coach) e o cliente. Parceria em que cada um entrega no processo a sua área de especialidade, o coach entrega o processo e a metodologia, e o cliente entrega a sua melhor especialidade, as suas histórias, a sua vida, as suas dúvidas, os seus objetivos, mas acima de tudo, a sua abertura e o compromisso com o processo.

coaching é para todos

E O COACHING É PARA TODOS?

Esta pergunta pode ser vista de duas perspetivas, por isso a resposta será SIM mas também NÃO.

Respondo SIM para as pessoas que procuram evoluir, mesmo estando felizes, realizadas, com resultados provados, mas em consciência que a vida é feita de aprendizagens, e existem sempre um próximo passo, existem sempre uma nova perspetiva, existe sempre um caminho mais amplo possível de seguir.

E respondo NÃO se a pessoa que procura coaching acredita que sabe tudo, acha que não tem nada para a evoluir, acredita que está bem como está e não há mais nada para evoluir e aprender, ou então vai para um processo de coaching mostrar que não funciona para ele, porque sem dúvida, não vai funcionar.

QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PROCESSO DE COACHING?

O processo tem impacto na autoconsciência do individuo e no compromisso de se colocar em ação para gerar o resultado que procura, no entanto, é importante clarificar que o processo não gera ação,  mas sim o cliente que se submete ao processo de coaching.

No processo são utilizadas metodologias inovadoras que promovem o autoconhecimento e clareza, para potenciar a melhor escolha para a decisão a tomar, de com o objetivo que se pretende.

Os benefícios são diversos, sendo os principais:

  • Alteração de comportamento;
  • Clareza na definição dos objetivos;
  • Motivação para a ação;
  • Desconstrução de crenças que limitam a ação;
  • Desenvolvimento de mindset criativo;
  • Aumento de amplitude mental (aceitação de novos conceitos, práticas, ações);
  • Mais clareza na comunicação.

QUAIS OS IMPACTOS DE UM PROCESSO DE COACHING?

‘A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho normal.’

– Einstein –

E é exatamente isso que acontece a um cliente num processo de coaching. A sua mente expande e permitir-se-á a novos conceitos, ideias, que potenciará novos comportamentos, atitudes, experiências e resultados.

Essa expansão potenciará positivamente nos seguintes aspetos:

  • Autoconfiança;
  • Produtividade;
  • Resultados;
  • Soluções inovadoras;
  • Inteligência emocional;
  • Responsabilidade;
  • Empatia.

OS IMPACTOS SÃO APENAS INDIVIDUALMENTE?

O interessante no processo de coaching é que a pessoa envolvida desenvolve na sua mente novas possibilidades, novas conceções e isso tem impacto nos seus comportamentos e atitudes.

E com novos comportamentos surgem novos resultados, novas relações, novas parcerias, melhoria de dinâmicas, mais iniciativa, melhor poder de decisão individual, e tudo isso terá impacto no coletivo.

SERÁ PARA MIM O PROCESSO DE COACHING?

‘Uma longa viagem começa com um único passo’

– Lao Tsé –

Toda a experiência é uma oportunidade de crescimento, dependendo sempre da perspetiva que se tem ou desenvolve dessa experiência.

Se quer saber qual o processo mais adequado para si, clique AQUI onde pode encontrar os diferentes processos de coaching que podemos desenvolver em parceria.

Se sente que o coaching poderá ser uma solução para si, marque a sua SESSÃO ZERO (mais informação clique AQUI) para saber como iniciar um processo de coaching e todas a condições que poderá usufruir.

Até breve,

Isa Mestrinho