Tudo começa num primeiro passo. A sessão zero no coaching é exatamente esse primeiro passo no processo de coaching. Neste artigo irei clarificar o que é a SESSÃO ZERO, ou seja, a sessão inicial, para que serve e quais os benefícios de ter uma sessão zero antes de iniciar um processo de coaching.

O QUE É A SESSÃO ZERO NO COACHING?

Qualquer que seja o projeto começa sempre por algum tipo de alinhamento de expetativas, entre ‘o que’ se quer alcançar, o ‘como’ e o ‘quando’ se vai alcançar.

E a sessão zero é para isso mesmo, é uma sessão de inicio, uma sessão na qual o profissional de coaching esclarece o que é o coaching, a metodologia que aplica e o que são resultados em coaching, e na qual o cliente identifica e explica a sua expetativa do processo de coaching e o que pretende alcançar.

sessão zero_coaching

A SESSÃO INICIAL TEM CUSTO?

O custo desta sessão depende muito do coach. Como não há regulação, há coaches/empresas que cobram a sessão zero (mesmo que, por um valor, mais reduzido que uma sessão normal) e outros que oferecem oferecem gratuita num formato mais reduzido que uma sessão completa.

Na IMCoach, por exemplo, esta sessão inicial, é uma sessão de 15 a 30 minutos, online por videoconferência, onde é explicada a metodologia utilizada, quais as condições de um processo e são clarificadas as expetativas, sem custo para o cliente. Se o cliente pretender, é enviado o contrato de coaching e marcada a 1ª sessão oficial em contrato.

 

E não faria sentido começar de imediato, ou seja, na sessão 1?

Na minha perspetiva, não, a não ser que se conheça já o coach ou o cliente, tenha sido estabelecido um contato ou efetivado contrato anteriormente, e não permaneça dúvidas. O processo de Coaching é um processo de parceria, e, entre relações de parcerias, a confiança é fator fundamental.

Se procura ainda mais informação sobre coaching, pode consultar o artigo ‘O coaching é para todos?’ que contém todos os benefícios e vantagens do coaaching. Clique AQUI.

No entanto, se sente que o coaching poderá ser uma solução para si, marque a sua inicial (clique no botão em baixo) para saber como iniciar um processo de coaching e todas a condições que poderá usufruir.

Até breve,

Isa Mestrinho