Todas as profissões têm os seus desafios, no inicio, no seu desenvolvimento e depois na sua maturidade, que muitas vezes leva ao declínio e ficamos insatisfeitos. Conhece o cenário? Pois é… o coaching de carreira é uma metodologia que explora as potencialidades da pessoal, para direcionar, ou redirecionar para um caminho profissional mais alinhado com o que quer e não com o que deveria de querer, ou apenas o que o mercado oferece.

coaching carreira_imcoach

O QUE É O COACHING DE CARREIRA?

Conforme referi anteriormente, o Coaching de Carreira é um processo de desenvolvimento de alinhamento da pessoa face à escolha profissional que pretende.

A carreira, ou escolha profissional, entrega, muitas vezes, desafios que nos fazem repensar no nosso papel naquele  desmotivação… no entanto, em outros casos, até gostamos do que fazemos, mas não é suficiente, ou seja, não é satisfatório.

E quando existem esses casos, o Coaching de carreira pode ser uma excelente ajuda, para os profissionais repensarem a sua situação e percurso profissional, identificarem as suas habilidades técnicas e naturais, identificarem oportunidades enquadráveis com as pessoas que são e definirem uma estratégia para começar a mudar a realidade em que se encontram.

COMO É O PROCESSO DE COACHING DE CARREIRA?

O processo de coaching de carreira ocorre, dependendo do profissional de coaching e do processo do cliente, durante um conjunto de sessões, entre 5 a 10 sessões, onde serão exploradas as habilidades do cliente, o que precisa e pode desenvolver e o que o mercado oferece ou pode ser criado.

Esse processo será sempre orientado para auxiliar o profissional/cliente a atuar em busca do seu objetivo de carreira, quer seja mudar de emprego, ganhar confiança pessoal, ser mais proativo, mais comunicador, ganhar notoriedade na empresa, no mercado, etc. Quem vai definir o objetivo será sempre o cliente, uma vez que o processo é dele.

COMO É O PROCESSO NA IMCOACH?

O processo inicia-se com a SESSÃO ZERO, com o contrato de coaching. onde será identificada a realidade, identificado o propósito do processo e esclarecidas todas as dúvidas. Depois dar-se-á inicio ao processo que compreende 5 fases distintas: 

1. Identificação das caracteristicas e intenções de carreira do cliente;

2. Avaliação das intenções e caracteristicas face às oportunidades existentes no mercado;

3. Elaboração de plano de ação para reposicionamento, procura, requalificação da carreira;

4. Consolidação e ações adoptadas e mensuração de objetivos alcançados.

‘Ou você tem uma estratégia própria ou então é parte da estratégia de alguém.’

– Alvin Toffler –

QUANDO FAZER COACHING DE CARREIRA?

O processo de coaching pode ser efetuado nas seguintes circunstâncias:

 

  • Mudança de carreira;
  • Promoção profissional;
  • Reconversão profissional;
  • Criação de próprio emprego;
  • Empreendedorismo;
  • Despedimento;
  • Procura de emprego.

É PROCESSO INDIVIDUAL? OU PODE SER USADO POR EMPRESAS?

Este tipo de processo de coaching pode ser usado na transferência de pessoas, promoção, aumento de responsabilidades, para facilitar o processo de integração do colaborador na nova função e a evolução do colaborador na empresa, ou até mesmo na reinserção no mercado de trabalho. Aliás, esta é uma das práticas que humaniza a saída de uma pessoa por iniciativa do empregador, quando não é possível manter o colaborador.

Se sente que o coaching poderá ser uma solução para si, marque a sua sessão ZERO (mais informação sobre sessão zero clique AQUI) para saber como iniciar um processo de coaching e todas a condições que poderá usufruir.

Até breve,

Isa Mestrinho